Data encerra a 29ª Semana da Consciência Negra com Marcha Zumbi dos Palmares, feira, shows e agendamento para emissão de carteiras de trabalho.

Não é feriado na Capital.

Semana da Consciência Negra chega à 29ª edição em Porto Alegre Nilo Feijó/SMDSE PMPA Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Porto Alegre promove uma série de eventos que lembram a data.

Confira a programação abaixo.

Apesar das festividades, não é feriado na Capital. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído no Brasil em 2011, por meio de uma lei federal.

Em 2015, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto que determinava o dia 20 de novembro como feriado da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade. No entanto, em 2016, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) considerou a lei inconstitucional.

Por isso, a data não entra no calendário de feriados municipais. “É um dia de reflexão para uma análise do que ainda é preciso evoluir nas conquistas dos direitos do povo negro e um marco da luta pela igualdade racial”, diz o coordenador da Unidade de Direitos da Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (Smdes), Rodimar Silva da Silva. Homenagem a Zumbi dos Palmares A data homenageia a figura de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695 e é um símbolo universal do combate à escravidão.

Em Porto Alegre, as celebrações chegam à 29ª edição neste ano, centralizadas no local nomeado em homenagem ao líder negro, o Largo Zumbi dos Palmares.

Às 14h, haverá uma roda de conversa sobre mercado de trabalho.

No local, também poderá ser feito o agendamento para emissão de carteiras de trabalho. Haverá, ainda, uma feira de empreendedores voltados à temática afro, atividades esportivas e de lazer para crianças, debates, além de painéis sobre a juventude negra e ancestralidade e o projeto Livro Andarilho.

Às 18h30, começa a Marcha Zumbi dos Palmares, com saída Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, em direção à avenida Borges de Medeiros, com passagem pela Rua José do Patrocínio e, de lá, até o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa.

A caminhada será acompanhada por ritmistas de escolas de samba. Após a chegada da marcha, acontecem o show de Preta Guedes e o baile do Projeto Expresso Black. PROGRAMAÇÃO Largo Zumbi dos Palmares 14h: Sine Municipal em roda de conversa sobre mercado de trabalho e agendamento para emissão de carteiras de trabalho Feira de Afroempreendedores Ônibus Brincalhão – atividades esportivas para crianças Painel Fortalecendo a Luta contra o Extermínio da Juventude Negra Integrando Saberes - Histórias da ancestralidade negra 15h: Projeto Livro Andarilho 20h: Chegada da Marcha Zumbi dos Palmares Show de Preta Guedes e Baile do Projeto Expresso Black Prefeitura de Porto Alegre prepara programação especial na Semana da Consciência Negra