Obras estão 74% concluídas.

Ainda falta a fase de extensão da pista de pouso e decolagem em 920 metros, o que permitirá que o aeroporto receba aeronaves maiores, que operam voos de longa distância.

Novas instalações do Aeroporto Internacional Salgado Filho Mateus Marques/RBS TV A entrega da primeira etapa das obras de infraestrutura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ocorreu na manhã desta terça-feira (19).

Na cerimônia, estiveram presentes o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), e o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Segundo a Fraport, empresa alemã que administra o aeroporto, as obras estão 74% concluídas.

Ainda falta a etapa de extensão da pista de pouso e decolagem em 920 metros, o que permitirá que o aeroporto receba aeronaves maiores, que operam voos de longa distância. Solenidade da inauguração da primeira etapa de obras da infraestrutura do aeroporto ocorreu na manhã desta terça Mateus Marques/RBS TV À medida que as obras ficaram prontas, algumas áreas e mudanças foram inauguradas no aeroporto.

Em setembro, todas as companhias aéreas começaram a operar no Terminal 1.

O Terminal 2 passou a abrigar somente atividades administrativas da Fraport. Em junho, foi entregue o novo edifício-garagem, que disponibiliza 1.050 vagas para estacionamento.

Em abril, foram inauguradas novas áreas de check-in, embarque e desembarque do Terminal 1.

De acordo com a Fraport, novas tecnologias foram implementadas no espaço: o Baggage Handling System (BHS), que coleta, identifica e distribui os pertences dos passageiros, e o Hold Baggage Screening (HBS), que realiza automaticamente o escaneamento das malas. Paralelas às obras de ampliação e reforma do Terminal de Passageiros, as intervenções no Airside (onde operam as aeronaves) também foram realizadas.

Em dezembro do ano passado, foi entregue a ilha norte da nova faixa de pista pavimentada, o que facilita o fluxo de aeronaves nos pátios 1 e 2. Tecnologias para coleta e escaneamento de bagagens foi implementada no Aeroporto de Porto Alegre Guacira Merlin/RBS TV Consórcio A Fraport Brasil - Porto Alegre assinou, em janeiro de 2018, o consórcio para a execução das obras de expansão.

Iniciadas em março do ano passado, as obras consistiam, principalmente, na expensão do Terminal 1, extensão da pista, adequação das vias de taxiamento e melhorias no sistema de drenagem do aeroporto. Terminal do Aeroporto Salgado Filho passou por reforma Mateus Marques/RBS TV